Segundo uma pesquisa rápida que fiz, antigamente o cardápio do McDonald´s contava somente com dois itens: O hamburguer tradicional, e o hamburguer com queijo (cheeseburguer). Com o tempo, é natural que a empresas tentem inovar nos seus produtos buscando agradar cada vez mais os seus clientes, mas, quando o assunto é comida, acho que os caras deveriam freiar pelo menos um pouco a criatividade, e pensar um pouco mais no sabor que a mistura de alguns itens podem causar!
Enfim, segue abaixo, 5 itens do cardápio do McDonald´s que não fizeram tanto sucesso quanto os “Big Macks” da vida.
1 - Hula Burger
Essa foi lá bem no começo da empresa. Em 1960 Ray Kroc, um dos fundadores do McDonald’s, decidiu comprar a parte da empresa que pertencia ao seu irmão e expandir a rede pra faturar uma grana extra, porem, ele percebeu que seus produtos não faziam tanto sucesso em regiões que a maioria da população era católica.
O motivo, é que os católicos daquela época tinham o costume de não ingerir carne na sexta-feira, e como naquele tempo as tradições eram severamente seguidas, Kroc era obrigado a ver seus famosos sanduíches perderem para o “Filet-o-Fish”, um sanduíche de filé de peixe da concorrência. Foi ai que ele decidiu criar o Hula Burguer, que nada mais era que abacaxi grelhado com pão e queijo.
Não preciso nem dizer que a idéia não deu muito certo. Sorte a do Tio Kroc que de uns tempos pra cá o povo não é mais tão assíduo com suas tradições!
2 – McPizza
Pois é, no final de 1980 e começo do 1990, a concorrência já caia matando em cima do todo poderoso McDonald’s, que apesar disso se mantinha muito bem. Mas, a gangue do palhaço queria mesmo era atrair seus clientes nas 3 principáis refeições do dia. No café da manhã, Seus clientes consumiam o Egg McMuffin, no almoço, era atraídos pelo Big Mac e seus genéricos, mas e no jantar¿ Essa incógnita assolou os “chef’s” do McDonald’s até que alguém teve uma brilhante idéia: Vamos vender Pizza no jantar”.
Ai a gangue do palhaço acabou se empolgando, e também colocou no cardápio lazanha e macarronada. Não podemos negar que a idéia foi boa, mas infelizmente o fracasso foi eminente!
Os clientes, acostumando com a rapidez no atendimento, não agüentaram ficar esperando o preparo dos seus pratos, e logo os itens foram tirados do cardápio. Mesmo assim, as Mcpizzas continuar a ser vendidas em alguma lanchonetes dos EUA, mas não por que fizeram sucesso, mas sim porquê os alguns proprietários não queriam tirar de circulação os fornos que lhes tinham custado uma fortuna!
3 – Arch Deluxe
Esse tem uma história bem interessante. Em 1996, o McDonald’s queria se sofisticar e atingir o público adulto, já que até então, o palhaço fazia mais sucesso com os pimpolhos. Até ai beleza, criaram o Arch Deluxe que era um sanduíche que tinha como principal ingredientes um molho especial feito de maionese e mostarda.
Beleza! Tudo pra dar certo, mãs, eis que a gangue do palhaço teve mais uma brilhante idéia e fez uma propaganda de TV um tanto quanto “inusitada”. Colocaram um monte de crianças fazendo caretas de desgosto quando viam o sanduíche, e, como você já deve ter imaginado, não deu muito certo.
Eu não sei, mas tenho a impressão que crianças fazendo cara feia não é exatamente o tipo de coisa que abre o apetite, até por que, criança come quase qualquer coisa.
Depois disso tentaram consertar a burrada, e colocaram o Ronald Mcdonald jogando golfe, fazendo parte de clubes socias e etc, mas ai mesmo que não deu certo, porquê a imagem do palhaço não “batia” com aquela que vinha sendo veiculada até então.
Resumindo, o sanduíche podia até ser bom, mas fracassou graças a belíssima idéia de alguém que resolveu “sofisticar” de mais a propaganda da lanchonete. Resultado: um prejuízo de 100 milhões de dólares com propaganda, sem contar o prejuízo que o próprio produto deu.
4 - McLean Deluxe
Pois é, parece que o termo “Deluxe” não da muito certo mesmo pra esses caras. Em 1991, muito antes do documentário “Super Size Me”, os nutricionistas já atacavam o McDonald’s de todas as formas possíveis, alegando que seus produtos não eram nem um pouco saudáveis, e que continham gordura demais!
Para tentar reverter isso e conseqüentemente melhorar a sua imagem, a gangue do palhaço resolveu criar o McLean Deluxe, que prometia ter 91% menos gordura se comparado com o seu primo, o Big Mac, sem contar que o mesmo possuía 10g de gordura, enquanto o Big Mac tinha 26g.
O problema era a técnica usada pela empresa para deixar o sanduíche com menos gordura. Eles simplesmente substituíram a gordura, por Água! O segredo estava nas algas marinhas pois a receita usava carragenina, um extrato de algas marinhas – que ligava a água à carne.
Com certeza, essa guloseima deve ter ficado com um gosto horrível, e obviamente fracassou. Até hoje é chamado por muitos de “Mcfracasso” (McFail originalmente).
5 – McÁfrica
Você já deve ter visto que antigamente em ano de copa o McDonald’s botava em circulação sanduíches temáticos que continham diferentes ingredientes, sempre seguindo a tradição de algum país.
Um exemplo é o McArabia – um sanduíche de pão sírio com frango, salada e molho de alho, que acabou sendo uma dos maiores sucessos da rede de lanchonetes no mundo inteiro.
Porem, em 2002, mais uma vez o palhaço deu um tiro no próprio pé. Resolveram lançar na Noruega, um sanduíche chamado McAfrica, que era feito de pão pita, vegetais e carne. Até ai beleza, só que vários críticos desceram o verbo na lanchonete por considerar o sanduíche um ultraje, já que, a fome na África na época era uma das maiores já registradas.
Depois dos ataques, os clientes não deixaram de lado a ironia da situação, e simplesmente não consumiram o produto. Depois disso, a gangue do Palhaço resolveu mandar vários McAfrica para combater a fome no continente Africano.
Vi no Paraanormal
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