Bill Gates, o bilionário fundador da Microsoft, está financiando pesquisas para dragar toneladas de água do mar por segundo e enviá-las para o céu. Isto criaria vastos bancos de nuvens brancas que refletiriam a luz do sol para fora da Terra.
Cientistas britânicos e americanos envolvidos no projeto não pretendem esperar regras internacionais sobre tecnologia - eles areditam que o fracasso do encontro de Copenhagen vai significar que as emissões de carbono continuarão sem controle, e que o mundo precisa com urgência de uma estratégia alternativa para proteger o planeta do aquecimento.
Já foram propostos muitos métodos de resfriar o planeta, conhecidos coletivamente como geoengenharia. Eles incluem lançar foguetes para colocar milhões de espelhos na estratosfera e árvores artificiais que retirem dióxido de carbono do ar. Mas seriam proibitivamente caros, e sua concretização levaria décadas.
Um estudo do ano passado calculou que uma frota de 1900 navios a um custo de U$ 5 bilhões seguraria o aumento da temperatura, atravessando os oceanos e enviando sua água para cima, diz o Times.
Fonte: Planeta Sustentável
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 Gritos: